sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pedágio volta à pauta da Assembleia Legislativa


Tema recorrente na Assembleia Legislativa, as concessionárias de rodovias voltaram à pauta da Assembleia Legislativa na tarde de ontem. O acidente com 15 mortes na BR-277, na região de Nova Laranjeiras, na última terça-feira, motivou o debate. Autor do pedido de abertura de uma nova CPI do Pedágio, arquivado no ano passado, o deputado Cleiton Kielse (PMDB), apresentou pedido de informações ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sobre os contratos e as obras.
“Queremos informações completas sobre a arrecadação de cada concessionária em cada praça, o cronograma de obras, as planilhas para 2012 e 2013 e se estão incluídos os 487 quilômetros retirados nos aditivos criminosos de 2000 e 2002”, disse.
Acreditando que não terá resposta, Kielse disse que já prepara, através da Comissão de Fiscalização e Obras Públicas, a convocação dos proprietários de todas as concessionárias para uma audiência pública. “Faremos essa audiência com todas as entidades responsáveis pelo desenvolvimento econômico do Estado e que dependem das rodovias, como as federações da indústria e da \gricultura. Se eles não vierem, retomaremos o pedido de CPI”, disse, afirmando que o desgaste de todas essas recusas não permitirá que os deputados arquivem novamente o pedido de CPI.
AUDITORIA
O líder da oposição na Assembleia, deputado Elton Welter (PT), também subiu à tribuna para discutir o tema. Ele pediu uma auditoria dos contratos e dos balanços das empresas concessionárias das rodovias paranaenses, bem como uma imediata renegociação das tarifas do pedágio. “Mais uma vez estamos pagando com vidas a não duplicação das rodovias pedagiadas no Paraná”, disse. O líder da oposição afirmou que as concessionárias se valem dos contratos mal negociados para não cumprirem aquilo que delas se espera.
ALTOS LUCROS
O deputado Elton Welter denunciou, além das tarifas elevadas, a alta taxa de retorno das concessionárias, que auferiram grandes lucros nesses 15 anos de vigência dos contratos. E incluiu em sua crítica o atual governo estadual, que não estaria sendo rigoroso na renegociação em curso com as empresas.
Por fim, o deputado pediu transparência e participação popular no controle e fiscalização dos contratos e dos serviços prestados, com a criação de um conselho comunitário, constituído por representantes das empresas, usuários, trabalhadores das regiões envolvidas e dos municípios. Além disso, Welter exigiu das concessionárias que prestem contas regularmente da arrecadação e dos investimentos feitos.
NEGOCIAÇÕES COM CONCESSIONÁRIAS
O governador Beto Richa também comentou a situação, e disse que as negociações para retomada de investimento das concessionárias seguem em andamento e que inclusive o trecho onde ocorreu o acidente pode entrar no pacote ainda neste ano. “Continua a conversação com as concessionárias, fazendo prevalecer o interesse público, ou seja, a retomada o mais rápido possível das obras de duplicação que garantam mais segurança aos usuários dessas rodovias. Já conseguimos anunciar quatro trechos e temos outros para anunciar em breve”, afirmou.
(O Paraná)

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